Veiculo com GNV - gás natural veicular (Foto: Foto disponível Google imagens )
Um combustível que representa economia que pode chegar a
50% em comparação ao que se gasta com gasolina ou etanol. Esse é o GNV - gás natural
veicular, opção que tem sido a mais viável especialmente por taxistas e
motoristas de aplicativos. Outro fator positivo é a redução da emissão de
poluentes, o que ajuda a combater as tão graves e temidas mudanças climáticas.
Observando normas legais, como buscar empresas reconhecidas pelo Denatran e
Inmetro, os interessados em fazer a conversão dos motores podem garantir, além
da economia no consumo, a utilização do veículo sem correr riscos. Muita gente
ainda tem dúvidas sobre a economia no gasto com combustíveis após a implantação
de um sistema GNV no carro. Por conta disso, existem muitos questionamentos
acerca do retorno financeiro, durabilidade do motor, valor de revenda, custo
benefício, desempenho do motor, economia real, entre outros.
Algumas pessoas acabam acreditando em boatos, fake news,
que superestimam as falhas e amedronta os possíveis usuários, como a
possibilidade de incêndios e explosões, fatos que são evitados quando se
trabalha com empresas legalizadas. Antes de botar o veículo pra rodar após a
conversão veicular é preciso que ele seja submetido a uma inspeção técnica,
corrigindo qualquer possível erro na instalação.
De acordo com Wagner Barbosa, diretor técnico do
Instituto Brasileiro de Inspeção Técnica Veicular (Ibra-ITV), sediado na
Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, a conversão para o GNV pode sim ser
feita com total segurança e garantir economia real no gasto com combustível.
“Quem é motorista de taxi e aplicativo sabe que para ter lucro o primeiro passo
é cortar gastos. A primeira vantagem clara da conversão pe justamente essa,
gastar menos e ganhar mais. Isso é possível desde que a instalação seja feita
por uma empresa séria que atenda aos preceitos legais. Além disso, é preciso
saber que a conversão não diminui a qualidade nem a durabilidade do motor”,
aponta o especialista.
Wagner Barbosa reforça ainda a necessidade do condutor
fazer uma inspeção veicular. Além de trazer a segurança necessária para a
utilização do veículo convertido ao uso do GNV, a inspeção atende às exigências
legais regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, INMETRO e
normas técnicas como a ABNT. “A inspeção inicial e anual é obrigatória e quem
não fizer está sujeito a pagamento de multa, retenção do CRLV, além da
apreensão do próprio veículo, o que é um grande transtorno para quem vive de
renda usando para isso o automóvel”, alerta Wagner Barbosa da Ibra-ITV. Vale
ainda ressaltar que somente a inspeção garante se o cilindro de GNV atende as
recomendações do INMETRO.
Outro ponto a ser ressaltado é que o Detran-PE só libera
o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, CRLV, o famoso documento
do carro, se a conversão tiver a sua inspeção anal em dia. “Aqui em Pernambuco
já é obrigatório o porte do CRLV exercício 2021, e para ter acesso ao documento
liberado o veículo convertido para o GNV precisa ter sido inspecionado neste
ano”, conclui Wagner Barbosa.
Mais informações:
Jorge Neto – 81 98978 8102
Joffre Melo – 81 99825 3708