Napoleão Assunção ao lado do Presidente Lula em evento com o MST no Palácio do Planalto - Brasilia DF (Foto: Ricardo Stuckert)
Napoleão Assunção, mais conhecido como Napô do MST, é morador do bairro de Ouro Preto e é conhecido pelo seu celta que transitava por toda a cidade desde 2020 para as ações de solidariedade da Campanha Mãos Solidárias. A iniciativa é do Movimento Sem Terra (MST), no qual Napoleão milita desde 1994 e passou a coordenar a campanha em Olinda desde a sua criação em 2020.
“O MST me ensinou a importância de organizar a luta e agora eu assumo a importante tarefa de representar o movimento nestas eleições”, destacou o candidato, que é comunicador popular e radialista que já esteve à frente de diversos projetos, como o projeto “No PE do Ouvido” que realizou a cobertura do Abril pro Rock para 15 rádios comunitárias e cursos de comunicação popular por todo o estado.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores, a sua candidatura é motivada pelo amor pela cidade e a sua vontade de lutar por uma vida melhor para quem mais precisa. “Olinda foi onde eu nasci e me criei, foi onde formei a minha família, foi onde eu criei os meus 5 filhos e por isso eu fico indignado ao ver o abandono da cidade. Olinda é cultura, é beleza, é gente batalhadora e merece ver a cidade ser valorizada ”, aponta.
Entre as suas principais pautas estão o combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional, a valorização da cultura, o fortalecimento dos povos de terreiro e a ampliação das políticas do governo do presidente Lula. Sua plataforma está alinhada às mais de 500 candidaturas do Movimento Sem Terra que foram lançadas em todo o Brasil.
Além disso, ele também atua como produtor cultural e atua nos bastidores de shows e eventos, já tendo atuado na coordenação técnica da Virada Cultural de São Paulo na cidade de Caraguatatuba; coordenação geral do Carnaval Olinda nos anos de 2006 e 2007; acompanhado a banda Bonucesso Samba Clube no Festival de Música de Serpa, em Portugal; entre outros. “Eu sou da galera da ‘graxa’, nós estamos nos bastidores fazendo tudo acontecer, desde o som até a iluminação, mas muitas vezes temos o nosso trabalho invisibilizado. Eu venho também para representar a minha categoria e também para defender todos os trabalhadores da cultura, artistas e também nossos mestres e mestras”, destacou Napoleão.
Napoleão já é uma figura conhecida na política, já tendo sido assessor parlamentar da deputada estadual Rosa Amorim (PT) e atuado no mandato do também petista João Paulo na prefeitura do Recife entre os anos 2000 e 2008, contando com o apoio de ambos nestas eleições. É uma candidatura que vem despontando nestas eleições e mostrando destaque nas periferias da cidade.