(Foto: Charles Johnson/Frente Popular de Olinda )
Mais de três mil foliões, mais de 500 profissionais, fazedores de cultura e produtores culturais, 25 blocos e cerca de 20 bonecos gigantes. Esses foram o números expressivos do bloco Bora Mudar Olinda que lotou as ruas do Sítio Histórico, no último domingo (29), em apoio à candidatura de Vinicius Castello (PT) para prefeito de Olinda.
“Vou resgatar a cultura de Olinda, indo além do Sítio Histórico, incentivando as expressões culturais da periferia, ampliando os pontos de cultura e tendo um calendário cultural que funcione o ano todo”, garantiu Vinicius.
O bloco teve concentração no Largo de Guadalupe e seguiu pela rua do Amparo até a apoteose na rua Prudente de Morais. “As ruas lotaram porque o povo sabe que no próximo domingo, dia 6, todo olindense vai estar saindo de casa para votar no 13”, disse Vinicius.
O evento contou também com a participação da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), e de candidatos a vereador e vereadora da Frente Popular de Olinda. Entre as agremiações, orquestras e grupos culturais presentes estavam a Orquestra Henrique Dias, Cia Brasil por Dança, Bonecos Gigantes de Olinda, Bloco da Glória, Bateria Tsunami, Palhaços Cabeçotes de Moça, Maracatu Pai Adão, Afoxé Pai Adão, Maracatu de Olinda, Ojuoba, Ojumirim, Deusa do Ébano, Capoeira PE, Capoeira Mestre Sombra, Flor da Lira, Percunambuco, Poço do Atabaque, Nyamakere, Menino Charmoso, La Ursa do Bonfim, Rebeleurys, Papudinhos, Menino do Homem da Meia Noite e Bonecos Gigantes de Rio Doce.